CRIADORES

Toffee, Sookie e Miya
Muitas vezes o primeiro contacto que temos com porquinhos-da-índia é através de lojas de animais ou feiras. Aqueles peludinhos fofos rapidamente nos conquistam, e depressa levamos um para casa sem saber nada sobre eles.

Mas um porquinho-da-índia é mais do que um animal fofinho. É um animal sociável, comunicativo e com necessidades especiais.

O meu primeiro porquinho-da-índia foi adquirido numa feira... Nessa altura não sabia nada sobre estes animais, e foi uma compra por impulso.
Graças a deus era um macho, e o único brinde que trouxe para casa foram piolhos. Se tivesse escolhido uma fêmea, provavelmente o brinde seria outro...

O meu segundo porquinho (que trouxe para fazer companhia ao outro) foi adoptado. A mãe tinha sido resgatada de uma capoeira, onde as condições eram deploráveis, e não havia controlo de natalidade.

Nesta minha segunda experiência com porquinhos-da-índia, optei por ter 3 meninas, que foram adquiridas através de Criadores em quem confio. 

Na minha opinião, algumas das vantagens em comprar directamente a Criadores, são as condições em que os porquinhos são criados e mantidos.
Um bom criador sabe o historial dos seus animais, o desmame é feito na altura correcta, sabem distinguir machos de fêmeas, tem-nos separados por sexos, cuida bem da sua higiene e alimentação e não faz criação em massa, cria com o intuito de desenvolver melhores exemplares da raça.

Na maioria das lojas de animais juntam machos com fêmeas, por vezes misturam espécies, têm-nos em locais demasiado expostos...enfim...

Certifique-se que contacta um Criador e não um reprodutor!
Porquinhos bebes poderão ser entregues a partir das 4 semanas de idade, com um peso igual ou superior a 250 gr!

A decisão é de cada um. Mas se estiver interessado, pode consultar a lista de criadores nacionais (e também estrangeiros) filiados no CAPI - Clube dos Amigos dos Porquinhos-da-índia.

Se não lhe interessa ter um porquinho de raça, não compre, adopte!
Existem muitos porquinhos resgatados ou que precisam de um novo lar. Veja no separador Adopções.

As minhas meninas são do Portinho Real (Miya - Coronet e Sookie - Self Creme) e do Clã dos Ursos (Toffee - Texel).

Obrigado à Rita, ao Miguel Castelo e Luís Filipe, e principalmente ao Rui e à Verena, por serem tão pacientes comigo e me ajudarem tanto com as minhas porquinhas (especialmente nos momentos de hiporcondríaca (hipocondríaca de porquinhos) :)